sexta-feira, 4 de novembro de 2011

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7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Pois é caros amigos, colegas, conhecidos e demais… E com tanta boa notícia ainda é nos pedido ânimo, entusiasmo e paixão para todos os dias enfrentarmos aquilo que bem sabemos. Mas a verdade é que fazemos o que nos é incutido, não por ser uma “obrigação” mas sim por nós próprios, pelos profissionais que somos, pelo sentido de dever e responsabilidade e principalmente pelos nossos alunos. É por eles que vamos aprendendo a viver e a sobreviver a tanta boa notícia, é por eles e pelo seu futuro que trabalhamos com afinco.
    Todas estas medidas ou projetos (espero eu) de medidas quanto a mim (e pelos vistos mais uns quantos) estão completamente fora da realidade. Será que sem TIC, a fusão de História com Geografia, sem Área Projeto, quiçá também sem Educação Tecnológica e sabe-se lá mais o quê.. teremos jovens mais preparados!? Será que o aumento de carga horárias nas dias disciplinas nucleares farão o milagre esperado!? A mim sinceramente não me parece.. Mas continuemos..
    Então os nossos meninos já sabem “tudo” de informática logo não faz sentido manter esta disciplina no currículo do ensino básico.. MUITO BEM!!!
    Vê-se logo que quem concorda com isto está a “leste” da situação porque para a maioria dos meninos a informática resume-se a: facebook, hi5, youtube, Messenger, jogos online e mais nada!! Então é isto que está no programa do ministério para TIC 9º ano, não me consta que seja!!
    O que se ensina e se promove em todas as aulas são assuntos como: Conceitos introdutórios, Sistema Operativo em Ambiente Gráfico, Internet e Segurança, Processamento de Texto e Criação de Apresentações. Ou seja, nada daquilo que os alunos sabem ou usam no seu dia-a-dia e em prol da sua educação.
    Então apostou-se tanto na tecnologia nos últimos anos, ora foram Magalhães, ora portáteis do e-escolas ora quadro interactivos e agora o que fazemos, fica tudo arrumadinho até uma próxima oportunidade? Será assim? No meio disto tudo a única coisa que sobreviverá serão os portáteis do e-escolas porque sempre são usados para idas ao facebook, de resto os Magalhães já eram e os quatros ditos interactivos vão ficar a criar pó, tipo bibelô de museu.
    E nós que nadamos tanto para tirarmos um curso, seguirmos o nosso sonho, fizemos progressos e todos os dias ajudamos os nossos alunos a se superarem e agora vamos levar um chute!? É isto ou eu estou a ver mal!?

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  3. Este movimento, Dignidade pela Educação tem como objectivo criar um rosto a uma voz que necessita ser ouvida nas decisões do nosso Pais, do nosso Futuro e dos nossos Jovens. O papel da Nação é rescrito pelo povo, não por argumentos irrealistas números e cortes que condenam valências e competências essenciais ao mundo real. A educação sofre com os cortes, a saude sofre com os cortes e a segurança sobre com os cortes...e nós pagamos. Será que os nossos filhos que vão herdar uma divida terão emprego se já a nós custa viver em segurança?

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  4. Se nada for feito os nossos filhos vão ter um Mundo sem segurança, repleto de ignorância, ódio e revolta. Já vivi numa sociedade em que a pobreza dominava, em que os cotes no essencial foi feito, o ensino não era de qualidade, o serviço de saúde era precário, o futuro nessa sociedade não existe é um beco sem saída... não quero voltar a passar pelo mesmo, não quero que o meu filho viva com o medo com que eu vivi ... Saí desse país a 17 anos e agora vejo este país cair nesse beco sem futuro, sem respeito e sem educação...eu conheço o final desta história e garanto-vos que não é feliz, por isso vamos tentar agora ... porque senão seremos perseguidos pela culpa de não termos feito nada. Lutemos pelo ensino ....

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  5. Cara colega Carol, o seu texto claramente honesto permite abrir os olhos a quem ainda aparenta algum receio de agir por acreditar no Pai Natal! Muitos filhos de emigrantes sentiram na pele o que leva a uma má gestão de governo, quer na saúde, educação e segurança.....infelizmente é para lá que as contas apontam. Temos de obrigar-los a parar de fazer contas e a contar com as vidas preciosas que somos e temos.

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  6. A disciplina de TIC é fundamental para os jovens de hoje, com o desenvolvimento das novas tecnologias torna-se cada vez mais necessário esta disciplina, não é agora que os alunos têm dificuldades, irão sentir as dificuldades mais tarde... quando entrarem na universidade ai é que são elas... deparam-se com os problemas vão pedir socorro ao pessoal de informática é nesse momento que vem a grande importância das TIC, do conhecimento que têm sobre a informática o quanto estão perros nesta área.
    Por estas e outras têm de pensar no futuro da “geração a rasca” não tornem a vida das pessoas ainda mais complicada, já foi difícil tirar o curso e agora ter de acabar com as TIC é engrossar o nº de desempregados, e contribuir para o analfabetismo neste campo pois podem reduzir as despesas do Pais, com outras medidas e não estas.

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  7. Os anos foram passando e muitos milhões e milhões foram mal gastos em coisas supérfluas. Quando o cenário fica negro no nosso país, a ponto de termos que urgentemente reduzir o défice da divida nacional, quais são as medidas que se toma??? Faz-se cortes em áreas que são efetivamente os pilhares, as artérias vitais de uma nação: Saúde e Educação… Enfim, é necessário que os nossos governantes acordem e repensem seriamente nas medidas que estão a adotar. É urgente, que tentem encontrar soluções mais prudentes e eficientes sem aniquilar, por exemplo as TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) que é uma das áreas dos sistema educativo português tão importante como a matemática e língua portuguesa.

    Há aqui outra questão queria mencionar, já houve um enorme investimento em material informático nas nossas escolas públicas e privadas, os computadores Magalhães que foram distribuídos pelo país fora e agora querem acabar com as TIC. Mas dá para perceber isto??? Não entendo e estou profundamente preocupada porque parece que estamos num pais que não sabe o rumo que quer tomar.

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